É baseado na autobiografia do ex-presidente Sul-Africano Nelson Mandela, que narra sua infância, sua escolaridade e 27 anos de prisão antes de se tornar presidente e trabalhar para reconstruir a sociedade de uma país completamente segregado.
Após o assassinato de seu pai, um policial, a adolescente Sawa decide partir sozinha em busca de vingança. Ela conta apenas com a ajuda do antigo parceiro dele.
Harper (Tye Sheridan), um jovem estudande de Direito, está de luto e completamente abalado com o acidente misterioso que deixou sua mãe em coma. Atordoado e muito bêbado, ele contrata um homem desconhecido que conheceu em um bar para matar o padrasto Vincent (Stephen Moyer), a quem ele culpa pelo acidente. Ao acordar no dia seguinte, ele percebe que não fez a escolha certa, mas Johnny Ray (Emory Cohen), o assassino, obriga Harper a continuar com o plano.
Um exausto advogado, John Weber, resolve trabalhar em um caso de assassinato múltiplo aparentemente sem esperança. Mas, ao montar a defesa para um guarda de prisão traumatizado com as execuções em que participou, ele descobre falhas escandalosas no sistema de punição na África do Sul.