Ben é o pai de seis crianças pequenas, que decide fugir da civilização e criar os filhos nas florestas selvagens do Pacífico Norte. Ele passa os seus dias dando lições às crianças, ensinando-os a praticar esportes e a combater inimigos. Um dia, no entanto, Ben é forçado a deixar o local e retornar à vida na cidade. Começa o aprendizado do pai, que deve se acostumar à vida moderna.
St. Agatha fica na década de 1950 na pequena cidade da Geórgia. Uma vigarista grávida chamada Agatha está fugindo e procura refúgio em um convento escondido em um ensurdecedor isolamento. O que primeiro começa como o lugar perfeito para ter um filho se transforma em um covil escuro, onde o silêncio é forçado. Segredos medonhos são mascarados, e toda força de vontade que Agatha tem é testada. Ela logo descobre a verdade doentia e distorcida do convento e as pessoas estranhas que se escondem dentro de seus corredores. Agatha agora deve encontrar uma maneira de descobrir a força inflexível necessária para escapar e salvar seu bebê antes que ela fique presa atrás dessas paredes para sempre.
O que começou como uma aventura de uma semana com amigos rapidamente se transforma em uma luta terrível pela sobrevivência em The Stairs. em 1997, um menino está caçando com seu avô (Schneider), quando tropeça em uma escada misteriosa nas profundezas da floresta. O desaparecimento subsequente deixa os moradores perplexos quanto ao destino do par rebelde. Vinte anos depois, um grupo de caminhantes partiu em uma trilha ambiciosa, nas profundezas do mesmo trecho de deserto. A cada passo para longe da civilização, eles são puxados para mais fundo na armadilha traiçoeira do terreno montanhoso, onde tropeçam no mesmo conjunto de escadas sinistras.