Esta animação é baseada no conto popular japonês "O Corte do Bambu". Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.
Um monstro gigante e radioativo apareece na baía de Tóquio e provoca o caos na cidade. Enquanto a criatura evolui as autoridades debatem como enfrentá-lo.
Ano de 1814. Cidade de Edo (atual Tokyo). Um artista já realizado em vida e agora de meia idade, Tetsuzo tem em suas mãos clientes de todo japão e incansavelmente trabalha em sua "cheio-de-lixo" e caótica casa/ateliê. Ele passa seus dias criando incríveis obras de arte, desde um retrato gigantesco de Bodhidharma em 180 m² de papel, a dois pardais pintados em um grão de arroz. De temperamento curto, extremamente sarcástico, sem paixão por motivo ou dinheiro, ele investiria uma fortuna por qualquer trabalho que ele tivesse realmente interessado. Terceira das quatro filhas de Tetsuzo e nascida de seu segundo casamento, autodeclarada de 23 anos, O-Ei herdou o talento de seu pai e teimosia, várias das vezes ela quem pintava ao invés do pai, mesmo que descreditada. Sua arte é tão poderosa que algumas vezes gerava problemas.