Boudu, um mendigo parisiense, tenta se suicidar no rio Sena, mas é resgatado pelo rico livreiro Sr. Lestingois. Este decide acolher Boudu, sem suspeitar que o mendigo deixará sua casa de pernas para o ar.
Quando se casa com Jean, Juliette vai morar no barco do marido, onde o casal está acompanhado apenas de mais dois tripulantes. Pouco tempo depois, entediada com a vida a bordo, a mulher desembarca em Paris para ver a vida noturna. Irritado com isso, Jean zarpa, abandonando Juliette, mas, angustiado pela culpa e pela saudade, cai em depressão, e um dos tripulantes volta à cidade para tentar achar Juliette.
Blanche é a jovem, pura e bela esposa do Mestre do castelo, em uma terra isolada. Todos os homens estão apaixonados por ela, incluindo o Rei e seu servo Bartolomeo, que está visitando o Mestre.
França, século XV, Joana de Domrémy, filha do povo, resiste bravamente a ocupação de seu país. É presa, humilhada, torturada e interrogada de maneira impiedosa por um tribunal eclesiástico, que a levou, involuntariamente, a blasfemar.