Uma família, passando por dificuldades financeiras, vende sua filha para o demônio. Sua pureza a protege, mas não impede que ele lhe impute um grande castigo: tenha as suas mãos amputadas.
O filme consiste em quatro episódios da relação de duas jovens: Reinette, uma camponesa, e Mirabelle, uma parisiense. O primeiro episódio, L'Heure Bleue/The Blue Hour , narra o encontro e o desejo de Reinette de compartilhar a Blue Hour, um momento de silêncio entre os sons naturais da noite e o amanhecer. O segundo episódio, Le Garcon de Cafe/The Waiter , gira em torno de um café e um garçom difícil. No terceiro, Le Mendiant, La Kleptomane, et L'Arnaqueuse/The Beggar, the Kleptomaniac and the Hustler , as meninas discutem suas opiniões divergentes sobre as pessoas à margem da sociedade: mendigos, ladrões e vigaristas. No quarto episódio, La Vente du Tableau/Selling the Painting, Reinette e Mirabelle conseguem vender uma das pinturas de Reinette a um negociante de arte, enquanto Reinette finge ser muda e Mirabelle, agindo como se não conhecesse Reinette, é quem fala.
O escritor Henri Laborit apresenta três histórias que ilustram as complexidades do comportamento humano. René é um homem de raízes agrícolas que se torna gerente de uma fábrica têxtil. Janine, ex-atriz e agora estilista, tem um caso amoroso com Jean, um político que enfrenta dificuldades em casa.
Em um mosteiro encravado nas montanhas do Norte de África, na década de 1990, oito monges franceses vivem em harmonia com seus irmãos muçulmanos. Quando uma equipe de trabalhadores estrangeiros é massacrada por um grupo islâmico, o terror instaura-se na região. Grande Prêmio do Festival do Cannes em 2010.