Os bravos guerreiros gauleses Asterix e Obelix recebem uma importante tarefa: transformar o jovem Calhambix, sobrinho do chefe Abracurcix, em um verdadeiro guerreiro. Mas, isto não será nada simples, pois além de medroso, ele só se interessa pelas modernidades urbanas. Para piorar, uma tropa Viking invade a Gália e seqüestra Calhambix. Atravessando as águas geladas do Ártico, Asterix, Obelix e o fiel cãozinho Idéiafix, enfrentarão inúmeros obstáculos para trazê-lo de volta. Mas, nem tudo é guerra entre gauleses e vikings. Entre uma aventura e outra há também espaço para um romance inesperado.
No ano de 4001, em Bonta, majestosa cidade de paz, o jovem Joris Jurgen vive tranquilamente com seu pai adotivo, Querubin Crespin, um velho Ecaflip. Mas quando ele tenta se aproximar o seu maior ídolo, Khan Karkass, um grande jogador Gobbowl ocorre um evento mal: o ignóbil Julith, uma mulher com grandes poderes mágicos, está de volta e quer vingança por roubar o Dofus Ébano.
Astérix e Obelix embarcam em uma jornada inédita. Dessa vez eles precisam ajudar o velho druída Getafix a encontrar um novo guardião para a poção mágica de Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia nas mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.
Mishima e Lucrèce têm uma loja de artigos para suicídio. Quando nasce seu filho Alan, percebem com horror que ele é mais alegre que seus irmãos. Enquanto tentam transformá-lo em uma criança triste, Alan se esforça para fazer todos felizes.