Uma família japonesa perfeita. No dia de seu aniversário a matriarca pede um presente: o divórcio! Importante: RAKUGO-Comédia "Stand-Up" japonesa, onde um único
comediante faz monólogos e interpreta vários personagens
de uma história. Tem suas origens no séc. XVII. NATTÔ-Alimento com grãos de soja fermentados, com textura
bastante viscosa e de forte cheiro. É um alimento
consumido há séculos pelos japoneses e chineses,
oferecendo excelentes propriedades no combate a doenças
cardiovasculares.
O Japão está prestes a receber o 23º tufão do ano. A matriarca Yoshiko, uma mulher idosa que mora sozinha, recebe a visita de dois filhos que não costumam ir à sua casa: Ryota, um escritor fracassado que ainda sofre com o divórcio e se arrisca fazendo bicos de detetive, e a filha mais velha, que tenta passar por exemplo da família, mas também tem seus problemas. Juntos, eles aguardam a chegada do tufão e relembram a morte recente do pai e marido.
O primeiro Western-Spaguetti japonês! Neste hino bem-humorado para as alegrias da comida, a história principal é sobre o motorista do caminhão Goro, um cowboy do asfalto, que "cavalga" para a cidade como um Shane moderno para ajudar a viúva e chefe de cozinha Tampopo a transformar seu restaurante no lugar perfeito para o conhecido Udon, a sopa de macarrão japonesa. Entrelaçadas nesta história principal temos uma série de pequenas histórias sobre a importância dos alimentos. Desde um gangster que mistura sexo quente com alimentos, até uma velha que aterroriza um vendedor de legumes por compulsivamente apertar suas mercadorias.