Encarregado de resolver disputas entre academias de artes marciais rivais, um homem precisa escolher entre cumprir seu dever e vingar a honra de sua família.
Duas famílias vivem rivalizando em lados opostos de um rio. Uma delas prática Kung Fu Shaolin e tem filhos apenas, enquanto a outra só tem filhas e pratica o estilo da Espada Wu-Tang. O pai da família Wu-Tang é tão paranóico com os filhos de Shaolin roubar seu estilo de espada (além disso, ele quer um filho para ensiná-lo, e a coisa mais próxima que ele tem a isso é uma filha lésbica) que ele é tomado de surpresa quando alguns verdadeiros bandidos vem a tentar matar sua família, mas a família Shaolin ajuda-os. Todo o tempo, todo mundo está desesperadamente tentando fazer com que a garota lésbica se case com Jet Li.
Durante o período das dinastias Sui e Tang, muitos heróis lutaram contra a opressão e a crueldade do imperador Zheng. Num destes confrontos, o pai de Chieh Yuan (Jet Li) é assassinado na sua frente, mas ele é salvo e levado para o templo Shaolin onde vive escondido durante toda a sua infância. Lá ele é treinado para se tornar um grande mestre nas artes marciais. Agora, Chieh Yuan (Jet Li) quer partir do templo para vingar e honrar a morte de seu pai.
Contrariando os ensinamentos e as ordens de seu mestre, um jovem discípulo do Templo de Shaolin do norte, se junta a dois discípulos do Templo de Shaolin do sul na tentativa de assassinar um governador corrupto, como vingança pela morte de seus pais. Dirigido pelo grande mestre dos filmes de artes marciais Lau Kar-leung, este filme foi o responsável por tornar Jet Li, então um jovem promissor, num verdadeiro astro.
A história do lendário ícone de artes marciais Bruce Lee seguindo-o de Hong Kong para a América e vice-versa, levando à sua trágica morte aos 32 anos de idade.