Ulrik volta às ruas depois de mais de uma década preso por matar o amante da mulher. Entre o reencontro com velhos parceiros, a ex-mulher e um filho, ele se revela sempre humilde e gentil, mas não perde a estatura ameaçadora – um assassino que está tentando se reenquadrar na sociedade. Enquanto seu ex-chefe quer que ele se vingue do dedo-duro que o entregou para a polícia, ele prefere se reconectar com o filho que não quer saber de suas intenções.
Em 1999, Trond Sander espera a chegada do novo milênio isolado em uma pequena vila, no leste da Noruega. Lá, ele reconhece Lars, um amigo antigo. O reencontro faz com que Trond tenha lembranças de 1948, quando era adolescente e passou o verão na mesma região com o pai. Na época, o jovem precisou lidar com a traição e o abandono do patriarca, que fugiu com a mulher por quem Trond estava interessado.
Dos produtores de Terremoto. A exploração de petróleo começa a trazer consequências ambientais causando o colapso de uma plataforma. Uma piloto de submarino e pesquisadora fará de tudo para salvar o local de uma catastrofe iminente.
No norte da Noruega uma jovem de 15 anos, Tanja Lorentzen (Maria Mathiesen), é assassinada. Dois detetives suecos rumam para lá, para tentar elucidar o crime. Eles vêem um suspeito na névoa perto do mar mas, na ânsia de pegar o possível assassino, Jonas Engström (Stellan Skarsgard), um dos detetives, dá um tiro e acidentalmente mata seu parceiro. Desesperado, Engström tenta encobrir seu crime. Por vários dias o insone Jonas manipula as provas relacionadas com a morte do seu parceiro, ao mesmo tempo em que procura o assassino de Tanja. Jonas então ouve do criminoso que o viu atirando no seu parceiro, fazendo que ele fique numa situação que nunca passou, pois é manipulado pelo assassino.