O filme é sobre três personagens distintas, Akash (Aamir Khan), Sameer (Saif Ali Khan) e Siddharth (Akshaye Khanna), suas relações individuais e os efeitos que essas relações têm sobre eles.
A família Verma se reúne em Nova Delhi para um casamento arranjado às pressas. Várias histórias se entrelaçam, retratando diferentes aspectos do amor e atravessando fronteiras geográficas, sociais e morais. Após um relacionamento fracassado, Aditi (Vasundhara Das), a noiva, aceitou casar-se com Herman, um engenheiro texano, e encontra-se apreensiva com a mudança para os Estados Unidos. Lalit (Naseeruddin Shah) e Pimmi (Lillete Dubey), seus pais, enfrentam o desafio de manter as tradições familiares enquanto Dubby (Vijay Raaz), o responsável pelo cerimonial, apaixona-se pela empregada da família. E há também a presença da independente Ria e da adolescente Ayesha (Neha Dubey), primas de Aditi.
Em 15 de agosto de 1947, a Índia conquistou a sua independência. Neste exato momento, à meia-noite, nasceram duas crianças em uma maternidade. No entanto, uma enfermeira decidiu trocá-los: Saleem, filho indesejado de uma mãe pobre, foi criado no lugar de Shiva, o filho biológico de um casal rico. A história dos dois garotos será para sempre ligada ao destino político do país, principalmente quando a Índia entra em guerra, e eles se encontram em lados opostos na batalha.
Rahul, um escritor de sucesso, Arjun, ainda luta para encontrar sua verdadeira vocação. A família tem mais três membros: a irmã Daddu, o pai Harsh e a mãe Sunita. Uma ligação informando que seu Avô de 90 anos está internado traz os dois irmãos de volta para casa. Lá eles descobrem que o casamento de seus pais está à beira de um colapso, a família está passando por uma crise financeira e muito mais. Os Kapoors são uma família disfuncional que não pensa duas vezes antes de gritar ou jogar um pote de biscoitos irritado um com o outro.