A história surrealista de um homem e uma mulher completamente apaixonados um pelo outro, mas suas tentativas de consumar seu amor são frustradas por suas famílias, pela Igreja e pela sociedade burguesa.
Joe, um jovem soldado americano, é atingido por um morteiro no último dia da Primeira Guerra Mundial. Ele repousa em uma cama de hospital em uma situação angustiante. Continua consciente, mas sem conseguir saber se está dormindo ou acordado. Apesar de tudo, não consegue parar de sonhar, rever suas memórias e refletir sobre o que irá acontecer consigo.
Um grupo de amigos de classe média/alta tenta várias vezes promover um jantar, mas alguma coisa sempre dá errado e lhes impede de conseguir todo o requinte necessário para uma digna refeição burguesa.
A jovem órfã Tristana é entregue aos cuidados do experiente Don Lope. O relacionamento da jovem com tutor vai se modificando até que os dois se tornam amantes. Tristana se torna amarga e cruel até que a chegada do jovem Horácio vem abalar o relacionamento dela com Don Lope.
Nos subúrbios da Cidade do México um grupo de jovens passa os dias cometendo pequenos roubos. Um fugitivo de um reformatório, Jaibo, por ser mais velho e experiente se torna o líder natural deles. Um dia, na presença de Pedro, Jaibo se descontrola e espanca Julian até a morte. Pedro carrega um sentimento de culpa por se considerar cúmplice de Jaibo, que se comporta como se nada tivesse acontecido.
Após o estupro e assassinato de uma garotinha, camareira de uma família excêntrica muda de emprego e vai trabalhar com o homem que acredita ser o autor do crime. Ironicamente, se trata de ninguém mais, ninguém menos que seu noivo, e passa a reunir indícios que comprovem a autoria do crime.
A história de uma jovem que instiga e faz de tudo para manter a obsessão de um homem mais velho por ela, mas que não permite que ele concretize sua fantasia. Baseado na obra de Pierre Louys.
Baseando-se na novela de Benito Perez Galdós, Luis Buñuel, o cineasta mais importante da língua hispânica de sua época, atualiza o argumento, dando-lhe grande força dramática (uma vez que os problemas manchengos da trama são adaptados ao universo mexicano). O humilde padre Nazarín, interpretado por Francisco Rabal, vive e compartilha sua pobreza com os necessitados que moram perto da pousada de Chanfa. Após proteger uma prostituta que provocou um incêndio, é obrigado a fugir da cidade. Em sua peregrinação, as ações de Nazarín provocam uma série de problemas que se contrapõem fortemente a visão da caridade cristã.
Uma série de situações surreais que criticam os padrões da sociedade: o homem que mostra fotos 'pornográficas' para duas crianças, o atirador que mata as pessoas do topo de um prédio, a falta de educação à mesa, os monges e sua sexualidade, e por aí vai.
Após uma extravagante e farta refeição, os convidados de uma festa de alta classe se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.
Séverine é bela, jovem, rica e frustrada com a vida que tem. Com o marido trabalhando o dia todo a moça resolve trabalhar num discreto prostíbulo todos os dias a tarde, o momento em que pode largar sua vida real e se tornar a Bela da Tarde sem que ninguém saiba. O problema é que os clientes que recebe são pessoas que podem estar tentando fugir da mesma vida vazia que ela.