Seduzido por uma moça da cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor.
O Tenente-Coronel Owen Thursday (Henry Fonda), herói da Guerra Civil Norte-Americana, é enviado para o Forte-Apache, um quartel perto da fronteira mexicana. Após os apaches fugirem, Thursday vê a chance que procurava para iniciar a ação. Porém, o Capitão Kirby York (John Wayne), aposta em uma saída pacífica para a situação.
Nathan Brittles (John Wayne), um capitão veterano da cavalaria americana, não quer aceitar a ideia de se retirar do serviço ativo. Ele se recusa a se aposentar sem antes cumprir todas as suas obrigações com a tribo local e, assim, sai em sua última patrulha para impedir um maciço ataque indígena que pode se transformar em um grande massacre.
Springfield, Illinois. Brandon, um topógrafo, sonha com a construção de uma estrada de ferro para o oeste, mas Marsh, seu amigo e pequeno empreiteiro, é cético. Brandon sai com seu filho Davy para o levantamento de uma rota. Eles descobrem um novo passo que vai diminuir em 200 milhas da distância estimada, mas eles são atacados por um grupo de Cheyenne. Um deles, um renegado branco com apenas dois dedos da mão direita, mata Brandon e tira seu escalpo. Davy, que estava escondido e assistiu a tudo, enterra o pai. Os anos passam. É 1862 e Lincoln assina o projeto de lei que autoriza a construção das ferrovias Union Pacific e Central Pacífic. Marsh é contratante principal. E começa a saga da construção das ferrovias que uniram o país. Ataques de índios, pressões políticas e econômicas, todas as aventuras do Velho Oeste.